sábado, 29 de setembro de 2012

História de vida de John Saint Oliver‏


Jhony Santos de Oliveira, 22 anos, funcionário público, nascido dia 12/01/1990 em Cabo Frio/RJ com mielomeningocele, uma lesão neuromuscular. Levei sempre uma vida normal, sempre fui acompanhado em hospitais do Rio de Janeiro, tais como o Instituto Fernandes Figueira (IFF - Fiocruz) para tratar e acompanhar as sequelas de mielo (bexiga neurogênia e hidrocefalia), ABBR (Assossiação Brasileira Beneficente de Reabilitação) para acompanhamento fisioterápico até os 6 anos de vida e a partir deste, acompanhado apenas para consultas períódicas e troca de órteses tipo calha para os pés e acompanhado também no INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia) para tratamento ortopédico.Ao longo desses anos, realizei 3 cirurgias ortopédicas, todas elas no INTO. Em 2000 cirurgia para correção de rotação da perna direita, que era muito torta para o lado direito, em 2002 realizei cirurgia do quadril para correção de uma luxação no mesmo. Neste mesmo ano dei entrada na fila de espera para cirurgia de coluna, para correção de escoliose.
Foram 9 anos e 10 meses de espera. Me internei dia 06 de Maio de 2012, operei dois dias depois, dia 08 de maio. Foi realizada uma atrodese posterior de T4 a Ilíaco. Foram necessarias 3 bolsas de sangue para transfusão e 3 dias no CTI. Ao todo foram 11 dias de internação apenas. Depois da alta hospitalar em 17 de maio, voltei para casa onde ainda sentia muitas dores. Dores essas que eram fortes e só passavam com Dipirona Sódica. Elas só foram embora por volta do dia 30 de Maio, 26 dias depois da cirurgia. Hoje, 4 meses depois da cirurgia, voltei à minha vida e atividades normais e só de vez enquando sinto disconforto pelas astes e parafusos implantados, mas isso por ter um biotipo magro.
Os principais beneficios da cirurgia, no meu caso foram: A melhora na parte respiratória e melhora na parte urinária. Essa última não me perguntem como, mas senti diferença depois da cirurgia, pois como não tinha muita sensibilidade na bexiga (não sabia quando ela estava cheia). Depois da cirurgia tinha essa sensação mais aguçada, embora os médicos não tenham me dado certeza de que isso era realmente por causa da cirurgia. Mas pra mim foi sim pois acho q a coluna estava comprimindo não só o meu pulmao, mas tambem um pouco da bexiga
Meu principal medo da cirurgia era: ficar paraplégico (pois o risco, apesar de mínimo, existe), de não conseguir realizar algum movimento com a coluna, como flexão de tronco. Hoje em dia, depois desses meses, ja me sinto mais confiante pra fazer determinados tipos de movimentos com a coluna e se por ventura eu sinto alguma dor, volto para a posição correta e elas cessam.
Uma dica importantíssima que eu dou pra quem vai operar, principalmente pra quem é muito magro é: Tomem cuidado com as costas para não abrir escaras por ficar muito tempo deitado. E se o médico permitir, mude de posição a cada 1h ou 2h para evita-las, eu não pude mudar de posição e infelizmente uma escara surgiu na minha lombar. (mas ela já fechou depois que me liberaram pra mudar de posição!)



Linda sua História John,que você continue assim guerreiro e jamais perca essa vontade de vencer em sua vida,obrigada pelo depoimento,por compartilhar conosco sua história!!




3 comentários:

  1. De nada! Qualquer coisa que precisar, tamo ai! Força guria! =)

    ResponderExcluir
  2. Tenho muito orgulho de vc amigo...guerreiro q manteve seu BOM humor o tempo todo no INTO............te desejo todas as felicidades do MUNDO!

    ResponderExcluir
  3. Jonyy tú é guerrero mano!! Um guerreiro palhação!! :P

    ResponderExcluir