segunda-feira, 26 de março de 2012

Coluna


Retirado do Site Pró Spina 


Vértebras

As vértebras são estruturas ósseas que estendem-se desde a base do crânio até a pelve (quadris). Existem 33 vértebras, divididas entre os diferentes segmentos:
Cervical: em número de 7, estão localizadas no pescoço. São as menores em tamanho e dão suporte para sua cabeça. Existe uma inclinação natural nesta região chamada lordose. As vértebras cervicais são numeradas de C1 a C7.
Torácico: localizadas no centro das suas costas, existem 12 vértebras torácicas. Sua principal função é suportar o seu tórax e a metade superior do corpo. As costelas estão articuladas com estas vértebras, tornando esta região da coluna menos flexível. Existe uma leve inclinação do tipo cifose nesta região. As vértebras torácicas são numeradas de T1 a T12.
Lombar: situadas na parte inferior das suas costas, as 5 vértebras lombares são as maiores em tamanho. São elas que suportam grande parte do seu peso e estão mais sujeitas à degeneração. Esta região apresenta um curvatura chamada lordose. As vértebras lombares são numeradas de L1 a L5.
Sacro: cinco vértebras fundidas, localizadas entre seus quadris.
Cóccix: quatro vértebras fundidas, no final da sua coluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário